12 de out. de 2013

A oitava geração dos videogames

O mercado dos games está mais consolidado do que nunca. O faturamento monstruoso de GTA 5 (muito acima de qualquer outra mídia de entretenimento nos últimos anos) chamou a atenção até de que quem nunca deu muita bola para os jogos eletrônicos. É nesse clima de grandes expectativas para o futuro que mais uma geração de consoles vêm chegando, a oitava.

Um rápido resumo sobre a evolução dos games e os principais consoles de cada fase:


1ª. geração: Atari 2600 reina absoluto;
2ª. geração (8 bits): Nintendinho, Master System;
3ª. geração (16 bits): Super Nintendo, Mega Drive e, correndo por fora, Neo Geo - essa ainda é uma das eras mais queridas pelos gamers das antigas;
4ª. geração (32 bits): Playstation, Sega Saturn e Neo Geo CD;
5ª. geração (64 bits): mesmo tecnologicamente superior, o Nintendo 64 não consegue retomar o mercado;
6ª. geração (128 bits): com o fracasso do Dreamcast (da Sega), o mercado se resume a três fabricantes de consoles. É a era do Playstation 2 da Sony, do XBox da Microsoft e do Game Cube da Nintendo;
7ª. geração (a mais longa de todas): Playstation 3, XBox 360 e Nintendo Wii.

A oitava geração vem cheia de expectativa, já que ao contrário do que vinha acontecendo, teremos 2 novos consoles bem diferentes entre si. Me parece que o Playstation 4 tem seu foco nos heavy gamers, investindo em um hardware poderoso e mais investimentos nos independentes; já o XBox One aposta na integração de várias plataformas como TV on demand e compatibilidade com o Skype.

E então, qual é a preferência de vocês? PS4 ou X OneAbaixo tem um vídeo com os principais jogos já confirmados (exclusivos e multiplataforma).

Nenhum comentário:

Postar um comentário